FAQ

 

1 - O que são Modelos da ONU?
Modelos das Nações Unidas são eventos organizados para simular organismos internacionais e discutir tópicos da agenda internacional, compreendendo a realidade e interagindo com diversas pessoas.

2 - Quem pode participar do ABACOONU?
Pode participar qualquer estudante de ensino médio do Colégio Ábaco.

3 - Por que eu tenho de pagar para participar ABACOONU?
O evento de 2021 terá inscrição gratuita. 

4 - Eu não entendo dos temas do ABACOONU e não sou muito bom em história e geografia. Devo participar mesmo assim?
Sim. A Organização é extremamente empenhada em ajudar na preparação dos delegados e está à disposição para qualquer situação. O evento não busca se restringir as disciplinas do colégio, sendo um evento interdisciplinar no qual tomam parte estudantes de todas as áreas - lembrando a alta aprovação do evento pelos participantes.

5 - Eu tenho de seguir o código de conduta e vestimenta?
Sim. É imprescindível que todos respeitem as regras e estas serão observadas.

6 - Eu quero participar, mas não tenho grupo e nem sei por onde começar. O que eu faço?
Primeiro, decida-se entre participar de um grupo (delegação) ou individualmente. Lembre-se: a organização está disponível para ajudar em qualquer caso. Para nos contatar, é só mandar um e-mail para abacoonu@gmail.com

7 - Eu tenho que comparecer a todo evento?
Para que você obtenha o seu certificado de participação é necessário que compareça a todas as sessões do ABACOONU. É muito importante que você participe ativamente do evento, especialmente dos debates, no entanto casos especiais serão analisados pela organização.

8 - Posso me inscrever em mais de um comitê ou delegação?
Não. Você deverá se dedicar totalmente durante as sessões ao seu comitê, em uma única representação em dupla.

9 - Em caso de desistência, receberei o meu dinheiro de volta?
Não. Lembramos que a organização planeja o evento com antecedência, portanto o dinheiro das inscrições já terá sido utilizado para custear itens que lhe serão providos.

10 - É necessário o preenchimento de todos os comitês em que um país desejado esteja representado?
Sim. È imprescindível a sua delegação esteja representada em todos os comitês, caso contrário isso prejudicaria o funcionamento deste.

11 - Estou escolhendo as minhas opções de países e a maior parte deles eu nunca nem tinha ouvido falar; e se eu não receber as minhas primeiras opções?
Primeiramente, todas as representações disponíveis são relevantes para os seus respectivos comitês e poderão exercer uma importante participação. Caso você desconheça a sua representação, não se preocupe, pois você poderá ter um aprendizado ainda maior ao conhecer uma nova realidade. Lembre-se: a organização está disponível para auxiliar no que for necessário.

12 - O que é o Documento de Posição Oficial? Como devo elaborá-lo e quando o entrego?
O Documento de Posição Oficial (DPO) é o documento que expressa as políticas da sua representação para o tópico que você for debater. Deverá ser escrito em linguagem formal, em página única e ser fiel a sua política externa. O DPO deverá ser entregue no início da 1º sessão de debate.

13 - Qual o papel dos Diretores do Comitê?
Os Diretores do Comitê são alunos com grande experiência em simulações, que se aprofundaram na temática a ser debatida para apoiar a sua pesquisa, produzindo o guia de estudos e estando disponíveis para auxiliar em qualquer caso. Durante as sessões, os diretores serão os responsáveis pela moderação, atentando para as regras de debate. Denominados de mesa, os diretores do comitê terão a obrigação de apenas moderar, sendo imparciais, não podendo influenciar nos debates ou discursar sobre a temática.

14 - Devo ler os guias de estudos?
Sim. O guia de estudos é o início da sua preparação para o ABACOONU 2019; nele você encontrará uma introdução ao seu comitê, ao seu tópico e a sua política externa. Utilize-o como base de orientação para a sua pesquisa. Após realizar a inscrição, o grupo receberá através do endereço eletrônico fornecido os guias de estudos referentes aos comitês a serem representados.

15 - Como devo me preparar para o ABACOONU 2021?
Primeiramente, leia o Guia de Estudos. Depois, procure informações gerais para uma boa noção geral da representação: dados históricos, geopolíticos, econômicos e demográficos. Aprofunde-se na temática, e tente compreender os objetivos da sua política externa no tópico; estude discursos, documentos e declarações. Boas fontes são consultar o site oficial da ONU e do seu ministério de relações exteriores; caso você tenha algum conhecimento de algum idioma estrangeiro, será uma ótima oportunidade para praticá-lo, pois a maior parte das informações provém de sites estrangeiros.

16 - O que eu recebo por ter participado ABACOONU 2021?
Os participantes do evento recebem ao final do evento uma avaliação de desempenho e um certificado de participação, que poderão ser utilizados em seu currículo. No entanto o mais importante será a experiência que você levará para toda a vida. Participar do ABACOONU 2019 lhe trará novos amigos de diferentes lugares, uma compreensão melhor do cenário global e de questões cotidianas e um aprimoramento de várias habilidades.